sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E. E. PRESIDENTE ROOSEVELT

PROJETO DESENVOLVIDO DESDE 2008



A Cafeteria Sabor Literário é um projeto da Escola Estadual Presidente Roosevelt, Parnamirim/RN, que busca na relação entre Café e Literatura favorecer a prática da leitura, envolvendo as Escolas Literárias Brasileiras estudadas ao longo do ano letivo nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio.
A experiência transfor
ma o salão de eventos da escola em uma cafeteria e apresenta, através de danças, recitais, dramatizações, jograis e cantos, as produções textuais relacionadas às Escolas Literárias Brasileiras e portuguesas.


A CAFETERIA NAS REDES SOCIAIS

@cafeteriasaborliterario



CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO:

AUTORA

PROFª CLÁUDIA MARIA GOMES DE ARAÚJO, formada em Letras na UFRN e pós-graduada em Didática do Ensino de Língua Portuguesa pela UnP.

CO-AUTORAS

PROFª ADRIANA DA CRUZ BARBALHO, formada em Letras na UFRN e pós-graduada em Língua Portuguesa e Produção de Texto pela UFRN.

PROFª KARLA RONISE PEIXOTO DOS SANTOS E SILVA, formada em Letras na UFRN e pós-graduada em Literatura Comparada pela UFRN.



PREMIAÇÕES NACIONAIS


Solenidade de premiação da 4ª Edição do Prêmio Professores do Brasil, 
em Brasília/DF. (Dez/2009)



Jantar de premiação do Prêmio VIVALEITURA 2010 
em Brasília / DF



O OSCAFEINADO


Uma premiação simbólica dada aos alunos que se destacam durante o desenvolvimento do projeto. A entrega do Oscafeinado acontece durante uma solenidade após a realização da Cafeteria.




Cordel da Cafeteria



TEMÁTICA 2014

A religião e suas expressões ocupam espaço relevante tanto na literatura mundial quanto na literatura de língua portuguesa. Para que se reconheça a importância desta temática, esta 7ª e última edição da cafeteria sabor literário vai mostrar traços do cristianismo na nossa literatura sob o tema “BRASIL: TERRA DE SANTA CRUZ”!

SLOGAN 2014

https://cafeteriaexpressonline.files.wordpress.com/2012/08/logo_fundo_transparente.png



TEMÁTICA 2013

AS CORES, SOTAQUES E TEMPEROS DE UM PAÍS TROPICAL
A temática deste ano está voltada ao Regionalismo na Literatura. Sob o tema “As cores, sotaques e temperos de um país tropical”, os alunos do Ensino Médio, dentro das especificidades de cada série, estão pintando um painel de cada região brasileira, expressando a originalidade impressa em cada uma delas através das danças, músicas, literatura e culinária regionais.

SLOGAN 2013 



TEMÁTICA 2012

OS SABERES E SABORES DOS TEXTOS LITERÁRIOS

Com o passar dos anos, os livros vão perdendo o sabor entre os estudantes. É preciso, portanto, estimular o gosto pela leitura. Dentro desta perspectiva, a Cafeteria 2012 vai trabalhar uma temática que vai usar a imagem alimentar como elemento que seduz e contribui para dar sabor ao estudo da Literatura. Usando termos como nutrição, receitas e alimentos, percorremos o caminho do saber ao sabor dos textos literários. Então, com pretensões didáticas [ou não], desejamos a todos uma boa degustação para as próximas leituras!

SLOGAN 2012




TEMÁTICA 2011

O AMOR NA LITERATURA
Por ser amor, invade e fim (Djavan) 

O tema da cafeteria 2011 traçou a trajetória do amor na Literatura. Uma viagem que ultrapassou vários séculos, percorrendo diferentes modalidades do amor, traduzidas nos romances, nos poemas e nas letras das músicas. A ideia foi fazer com que o aluno-leitor e o público identificassem suas experiências afetivas com uma das diversas faces do amor, podendo a partir desta identificação, aprender um pouco mais sobre as coisas do amor, esse acontecimento que marca indelevelmente nossas vidas e que “por ser amor…invade e fim.”

SLOGAN 2011



TEMÁTICA 2010

A MULHER NA LITERATURA
Um dedo de prosa, versos e canções

No ano letivo de 2010, todas as aulas de literatura foram voltadas à figura feminina, levando os alunos a conhecerem a trajetória da mulher, desde a narração de sua criação, no Livro do Gênesis da Bíblia Cristã, perpassando por todas as Escolas Literárias, a partir das Cantigas de Amigo, do Trovadorismo Português, até os dias atuais, ora enfocando-a como personagem, ora como escritora. O projeto contemplou também as leituras obrigatórias do Vestibular 2011/UFRN.

SLOGAN 2010

TEMÁTICA 2009

A MÚSICA NA LITERATURA
O canto e o encanto da Literatura

A ligação Música e Literatura vem desde os anos 50, em que muitos poetas, percebendo a liberdade que a música oferecia, migraram para esse campo artístico. E os alunos só têm a ganhar com isso, pois, como a música faz parte de seu cotidiano, ela acaba se tornando uma ponte para os estudos literários tradicionais, ligando o cotidiano à Literatura. 

SLOGAN 2009




CAFETERIA SABOR LITERÁRIO 2008


O PROJETO PILOTO




14 comentários:

  1. Bem, pessoas como vocês viiram acima, isto é o que nos alunos somos capazes de produziir... Mas quero salientar uma coiisa, que nada disso seria possível se a nossa "querida" Profª(Cláudia), autora do projeto não tivesse tido a brilhante ideia deste projeto. Por isso falo em nome de todos os alunos que somos eternamente gratos a ela, por ter nos dado essa oportunidade de mostrar nossos talentos. Não só a ela, mas como também a nossa Co-Autora Adriana.

    Laryssa P.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizamos toda e equipe pelo Prêmio VivaLeitura 2010.
    Abraço a todos.
    CArlos Cezar Veiga
    Roda & Cia. Editora
    tel: 19-3859-9393
    www.editorarodaecia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de letras, me formamerei 2011, adorei seu trabalho lterario . Assim os aluor ficção a literatura . Parabens pelo desempenho e envolvimento .
    meu blog, comecei a poucos dias. http://www.blogger.com/home

    ResponderExcluir
  4. As fotos da Cafeteria estão muito legais e o blog super massa, parabéns para todos que participaram desse trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belíssimo blog.Que maravilha.A LITERATURA´é tudo, é nossa alma,é cultura,é arte .Parabéns mesmo.Meu BLOG ivanetenunes.blogspot.com

    Visitem meus textos em:recanto das letras:IVANETE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  6. Muuuito bom seu Projeto, professora.
    Vi o artigo sobre ele na revista "Mundo Jovem".
    Nossa! Não tenho palavras para dizer a maravilha que é esse Projeto.
    Parabéns a você a direção da sua escola por apoiar e entender a importância desse trabalho na vida dos adolescentes que estudam nessa escola.
    Isso devia ser publicado como exemplo do que há de bom e belo em uma escola pública e não as mazelas da educação. A questão não é a escola, mas sim seus professores e alunos.
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Sou fã de todas as idéias que promovem a educação e em especial a Leitura...
    Estarei divulgando o trabalho de vcs no meu blog...
    Parabéns e sucesso!!!
    Visitem meu blog: Ler, Saborear e Literar!!!

    ResponderExcluir
  8. A competência com que estas Professoras criaram e mantém o Projeto "Cafeteria Sabor Literário," na Escola Estadual Presidente Roosevelt, só pode ser comparada ao desempenho da Escola, demais professores e alunos, que se esforçam para que ela aconteça e seja este sucesso de alcance nacional. PARABÉNS PARA TODOS E EM ESPECIAL PARA A MINHA AMIGA, PROFESSORA CLAUDIA QUE "RESPIRA" CAFETERIA.

    ResponderExcluir
  9. UM Blog de excelente qualidade.Gosto da posia, lindo, lindo, com ou sem rimas, o importante é a vida que você dá a cada estrofe. Vocês são ótimas. Continuem escrevendo...

    ResponderExcluir
  10. Poesia pra mim é tudo. Vocês são lindos por dento e por fora. Este é um excelente BLOG. "FELIZ 2012". Muito sucesso pra todos!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigas (os) da CAFETERIA. Queria fazer um comentário de cada poesia. São lindas, e vocês merecem uma homenagem de cada visitante. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marluce, em nome dos alunos, agradeço os elogios dedicados às poesias. Você é uma pessoa de muita sensibilidade.Já visitou o nosso jornal online? Acesse: http://cafeteriaexpressonline.wordpress.com
    Aguardamos sua visita! (Profª Cláudia)

    ResponderExcluir